domingo, 23 de agosto de 2009

Meu nome é MARIA

Logo que criei o meu blog, fiz uma pesquisa com os visitantes no qual eu perguntava o seguinte: "Você, que se chama Maria como eu, gosta do seu nome?"
Todos qua participaram votaram que sim, que gostam de se chamar Maria. Fiquei muito feliz com esse resultado porque EU ADORO ME CHAMAR MARIA!!!!!
Minha mãe não gosta muito que me chamem só de Maria, antigamente quando alguem ligava em casa e dizia "- Por favor, queria falar com a Maria?" ela respondia "- Ah, você quer falar com a Maria Cristina? Só um momento que vou chamar." rsrsrsrs, ela não perdia uma oportunidade de defender o nome escolhido por ela... Maria Cristina.
Mas eu, não ligo não; inclusive gosto muito de ser chamada de Maria.
Agora, existem algumas dificulfdades que nós "Marias" encontramos por causa do nome, como por exemplo, quando vamos a algum evento e temos que enfrentar a fila da letra M, e em alguns lugares tem até uma fila específica pra Maria..., mas diz aí, qual outro nome tem uma fila individual? Qual??? rsrsrs isso é que é ibope.... importante esse nome, né? rsrsrs
Fazendo algumas pesquisas encontrei o significado do nome Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial. Do hebraico "amargura, mágoa, soberana". (Fonte: http://www.portalbrasil.net/nomes/m.htm)

Tamanha a importancâa de nosso nome, olha só a quantidade de músicas que falam sobre Maria:

- MARIA (Ary Barroso/Luis Peixoto) "Maria / o teu nome principia / na palma da minha mão / e cabe bem direitinho / dentro do meu coração"
- Maria, Maria (Milton Nascimento/Fernando Brant)
- Maria, minha fé (Milton Nascimento)

- Maria Solidária (Milton Nascimento/Fernando Brant)

- Olha Maria (Chico Buarque/Tom Jobim/Vinicius de Moraes)

- Não fala de Maria (Chico Buarque)

- Simplesmente Maria (Paulinho da Viola)

- Certa Maria (Ciro Monteiro/Vinicius de Moraes)

- Maria que é triste (Maysa/Simonetti) - Maysa

- Por onde andará Maria? (Adoniran Barbosa/Raguinho)

- Maria Boa (Assis Valente) - Lata D'água (Luís Antônio/Jota Júnior)

- O Destino de Maria (Guará/Reinaldo Vilar/Jorginho) - Almir Guineto

- Seu nome não é Maria (Ismael Netto/Nestor de Holanda) - Os Cariocas

- Avisa a Maria que amanhã tem baile (Haroldo Lobo/Milton de Oliveira)

- Eu e dona Maria (Marco Antônio) - Jackson do Pandeiro

- Cadê Maria (Miltinho/Paulo Cesar Pinheiro) - Miltinho

- O namoro de Maria (Xangô da Mangueira/Aniceto)

(Fonte: http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0301/0328.html)

Entre todas essas músicas, as que eu mais gosto são duas que tem o mesmo nome: Maria Maria, uma nacional de Milton Nascimento, e outra internacional de Carlos Santana.

Gosto da Maria Maria do Milton pela letra, que fala sobre a força das Marias e a do Carlos Santana pelo ritmo latino, pela batida e musicalidade, é um estilo "calliente".

bjs e até mais


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Turismo em Tuiuti !!!

Alguem já imaginou que seria possível fazer turismo em Tuiuti -SP ?
Pois é, nesse final de semana eu e minhas amigas do trabalho fizemos um passeio muito gostoso - eu, Cris Russo, Patricia, Clarice e sua netinha Giulia fomos convidadas pela Cecília para passar o dia em sua casa, uma agradável chácara em Tuiuti.
Tomamos um delicioso café da manhã, e depois a Cecília, como uma ótima anfitriã, nos levou fazer um passeio até o lago da cidade, nos apresentou "todos" os principais locais. Preparamos um delilcioso almoço e curtimos o resto da tarde...
Foi um sábado daqueles que a gente sempre imagina ser perfeito pra um passeio ao ar livre, céu azul sem núvens, um calorzinho gostoso, uma cervejinha gelada, uma bela paisagem e companhia divertida ao nosso lado... que beleza...


domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos Pais


Meu pai dá conselhos e encorajamento quando a gente precisa;
Meu pai se importa com as coisas que são importantes para a gente.
Eu agradeço pai pelos abraços, risos, alegrias e momentos especiais a cada dia.
Por tudo o que você sempre faz, eu tenho muito orgulho e sou muito feliz por ter um pai como o senhor! Te amo paizão!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Meu Ismael - O fenômeno continua


Dos muitos professores que você já teve, de quantos você se lembra ? Entre esses que você se lembra, quais foram ou qual é o que você considera o seu melhor professor ?
Para alguns é fácil lembrar, pra outros é uma tarefa na qual é preciso fazer uma viagem no tempo...rs. Pra mim, a resposta a esta pergunta está fresquinha! Entre alguns professores que tenho na lembrança como “preferidos” o meu professor mais recente está no topo da minha lista, e esse professor é o gorila Ismael, personagem do livro de Daniel Quinn (Ed. Peirópoplis). Em uma postagem anterior já indiquei ” Ismael – um romance da condição humana” como leitura, e esta semana terminei de ler meu segundo livro deste mesmo autor "Meu Ismael - O fenômeno continua", que na verdade é o terceiro de uma trilogia que conta a história de um fantástico professor que chama um pouco a atenção por ser um gorila.
A biblioteca do NAPA (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – Bragança Pta.) possui esses dois títulos, porém não tem o segundo livro da Trilogia, assim, já providenciei a encomenda do meu, chamado “A história de B”; depois que eu fizer essa leitura prometo comentar com vocês!!
Ismael certamente veio para marcar minha vida. Pra começar ele é um professor que procura alunos que tenham uma vontade sincera de salvar o mundo. Eu respondi a este chamado fazendo a leitura do livro, e nessa deliciosa leitura me coloquei na posição não só de leitora, mas também de aluna.
Como minha profissão é professora, Ismael é a “materialização” do professor ideal, aquele que tem seu objetivo bem definido, consegue descobrir o interesse de seus alunos e a partir de então vai traçando caminhos, permitindo que seus alunos construam seu conhecimento e faz intervenções que são a chave se seu sucesso como professor. Intervenções essas através de perguntas que instigam, colocam em jogo tudo que os alunos sabem sobre o assunto e os faz refletir, agregando é claro, informações históricas e teorias por ele formuladas.
Pra mim, o mais interessante dessas leituras é a possibilidade de desvelar o mundo, nos faz perceber as interfaces da “Mãe Cultura” e nos apresenta uma visão de mundo, particularmente libertadora! O autor traz para a discussão a sustentabilidade, mas não com uma abordagem superficial como atualmente encontramos nas mídias, e sim nos provoca a refletir sobre a base dos inúmeros problemas com os quais a proposta de sustentabilidade está envolvida. Além de trazer um final surpreendente com ligação direta com o primeiro livro.
Não quero contar mais da história, quero deixá-los estimulados a ler e tirar suas conclusões e interpretação dessa história.
A leitura de Ismael e Meu Ismael torna-se leitura obrigatória para quem tem um desejo sincero de salvar o mundo!

sábado, 1 de agosto de 2009

Expedição Fotográfica "Mananciais em Foco"

Mais uma atividade do Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista foi realizada com sucesso!!!


Realizada na ensolarada manhã do domingo 27 de Julho de 2009, a Expedição Fotográfica “Mananciais em Foco” reuniu um grupo de 45 pessoas que, embora provenientes das mais diversas atividades profissionais (fotografia, agente de turismo, contabilidade, marcenaria, docência, engenharia, farmácia, luthier, agente de saúde, funcionários públicos, estudantes), tinham uma coisa em comum: a preocupação com os problemas ambientais que envolvem nossa região, principalmente no que diz respeito à água.


Esta Expedição Fotográfica, caracterizada como uma atividade cívica, ecológica e cultural, convidou a todos a conhecer de perto a situação dos mananciais de nossa região e familiarizou os participantes com diversos aspectos do Rio Jaguari e do Ribeirão Lavapés, além de ter gerado as fotos que integram a Exposição Fotográfica “Manaciais em Foco”.A intenção é que, através de exposições itinerantes em locais públicos, a comunidade bragantina tenha acesso às fotos e banners produzidos e que estes sejam um instrumento sensibilizador despertando e conscientizando para os cuidados e o uso consciente da água e do ambiente.


No lançamento da Exposição Fotográfica, outro importante destaque foi a mesa redonda na qual se discutiram os principais problemas ambientais do município. Não só os recursos hídricos foram pauta das perguntas dos participantes, como também questões sobre o lixo e políticas publicas. Este debate contou com a participação do engenheiro e ambientalista Wagner Izzo Peluso, da coordenadora da Sala Verde Pindorama Maria Cristina Muñoz, do fotógrafo Daniel Teixeira, do Secretário de Cultura e Turismo Alessandro Sabella e do novo secretário de Meio Ambiente Joaquim Gilberto de Oliveira.O Coletivo Socioambiental agradece aos participantes da expedição, a seus familiares, amigos e a todos que estiveram presentes neste evento e, em especial, aos debatedores convidados.


Paródia Consumo Consciente

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente (05/06), os alunos do Curso de Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Rio Branco de Bragança Paulita/SP, fizeram uma paródia sobre "Consumo Consciente". (05/06/2009).