sábado, 26 de junho de 2010

Carta da Terra, por Michèle Sato



Este video foi produzido por Michèle Sato e autorizado por ela para ser utilizado neste blog. Com muita satisfação integro Michele Sato em meu mundo virtual, pois de meu mundo de estudos ela já vem fazendo parte há algum tempo, através das leituras, com importantes contribuições para minhas concepções em EA.
Ela é profesora da Universidade Federal de Mato Grosso e participante do GPEA - Grupo de Pesquisadores em Educação Ambiental.
Para quem se interessa por EA, conhecer Michèle Sato é indispensável!
Indico o livro A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora (3a Edição) - José Eduardo dos Santos; Michele Sato da Editora RIMA.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quando surgem nas rodas de conversa as questões ambientais, os pontos de vista sobre as saídas para esse problemas são os mais variados. Temos os otimistas, que acreditam que tudo vai dar certo no final e temos os pessimistas, que acham que não tem mais jeito, não adianta fazer nada pois já está tudo perdido...
Quando olhamos do ponto de vista da razão, parece que já estamos no fundo do poço, e ainda tem alguém com uma pá, cavando ainda mais. Parece não haver saída, tudo sugere ser difícil, até mesmo impossível. Esse é um dos problemas de nossa sociedade atual: a racionalidade tem tomado todo o espaço em nossas vidas, aos poucos estamos perdendo a capacidade de sonhar...
O sonho é o alimento da esperança, sonhar que as coisas podem ser diferentes, melhores, nos deixar envolver nesse sentimento.
Rubem Alves nos diz que “antes do jardim há o sonho do jardineiro que imagina a beleza e a fartura e se arrisca a lidar com a terra, fecundando nela muitas sementes.”
Precisamos sonhar o futuro, para à partir do sonho nos arriscarmos a semear e fertilizar a sociedade com nossas ações. Do sonho nasce a intenção, a vontade, é o começo de tudo, por isso fazemos um convite a você, amigo leitor desta coluna, sonhe, sonhe agora, imagine, crie, permita-se sonhar!

Segue abaixo a expressão de alguns “sonhadores”, que deram sua contribuição à “Árvore dos Sonhos”, colocada na Praça Raul Leme no dia 5/ junho, na comemoração do Dia do Meio Ambiente.

“Que as pessoas se conscientizem que o mundo não pertence a elas e sim que nós é que pertencemos à natureza.”

“Ideias belas e incríveis que ajudem as pessoas a viver melhor aceitando o poder e a beleza da natureza.”

“Gostaria que esse planeta tivesse mais verde, árvores com frutos nas cidades, nas praças, pequenas e grandes!!! Mais seres humanos conscientes que nosso mundo não é uma lata de lixo!!”

“Eu gostaria que o mundo fosse só alegria, saúde e muita paz. Que as pessoas se unissem e se amassem sem preconceito e desigualdade. Que todos conquistem seus objetivos.”

“Que todos entendam quão importante é cuidar do meio ambiente. A natureza é perfeita e reponde à tudo.”

“Respeito, consciência, ética de todos os habitantes do planeta.”

“Que nesse novo tempo as pessoas mudem e plantem o bem!”

“Sonho que seja sempre possível sonhar!!”

“Mundo transformado! Consciência com a união dos seres e a natureza.”

“Meu sonho é um mundo sem drogas. Nem um desmatamento, menos poluição, plantar mais árvores!!”

“Que os projetos e sonhos se realizem. Que o universo conspire para que as ações sejam atingidas e meus desejos também!”

“Que as pessoas se conscientizem da sua importância e praticar ações para podermos ter um futuro melhor.”

“Uma sociedade igualitária sem pobreza, doença e conflito com muita harmonia.”

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Resultados do II Cine Debate: Repensando Valores












Aconteceu no Espaço do Saber, no NAPA, nos dias 18, 19 e 20 de Maio de 2010, o segundo Cine Debate com o tema: Repensando Valores tendo como objetivo a busca por alternativas para a situação da sociedade atual, despertando nas pessoas uma reflexão individual e coletiva, buscando repensar valores e, conseqüentemente, a construção de uma nova forma de viver e se relacionar com o próximo e com o meio ambiente.
Este II Cine Debate foi realizado nas noites dos dias 18, 19 e 20 de maio, pelo Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista, quando a exemplo do ano passado, foram apresentados filmes, documentários, curtas metragem com temas relacionados ao contexto socioambiental. O evento foi gratuito e aberto para toda população, tendo em média a participação de 130 pessoas por noite, que puderam acompanhar a exibição dos filmes e as considerações dos convidados, podendo também fazer considerações e questionamentos aos convidados.
Tivemos em toda noite uma apresentação cultural inspirada no documento “A Carta da Terra”, que agradou ao público presente.
Como uma continuidade do primeiro Cine Debate, que teve como título “Sustentabilidade, um sonho possível”, chegamos a conclusão de que sim, ele é possível, e como uma das pedras fundamentais sobre a qual construiremos a sociedade sustentável deve ser um repensar dos valores que hoje regem nossa sociedade.
O sucesso desse evento atribui-se ao trabalho voluntário, as parcerias bem sucedidas do Coletivo Socioambiental e ao público que esteve presente.
Assista alguns trechos do II Cine Debate através do site www.webtvbraganca.com.br

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resultados da II Comemoração Municipal do Dia do Meio Ambiente

Do dia 24 de maio a 11 de Junho realizamos aqui em nossa cidade a II Comemoração Municipal do Dia do Meio Ambiente.
O “cardápio” das opção de atividades foi muito vasto: com palestras gratuitas todas as noites distribuídas entre a FESB, Universidade São Francisco, Colégio Rio Branco; atividades de sensibilização na Praça Raul Leme, lançamento do Parque Frei Constancio Nogara e apresentação da Lei da Política Municipal de Educação Ambiental e início da construção do PRMEA (programa municipal de educação ambiental).
Ufa... quanta coisa... Foi uma oportunidade muito enriquecedora para os bragantinos se envolverem mais com as questões ambientais. Ainda lutamos com um problema cultural relacionado a participação, mas é oferecendo oportunidades é que acreditamos estar na linha da resolução, ou minimização desse problema.
Uma importante possibilidade da participação pública será na construção do PROMEA, que teve sua apresentação inicial no ultimo dia 07/6, e terá continuidade na 1ª oficina de Construção, que vai acontecer no dia 13/8, as 8h00 no NAPA. Você que trabalha com educação, seja na esfera municipal, estadual, particular, universitária ou do terceiro setor – venha participar dessa construção. Maiores informações na Sala Verde Pindorama pelo telefone 11-4032- 4433.