Para montar uma feira de trocas nos reunimos e estabelecemos regras. De uma forma prática e informal vamos organizando os diversos produtos e serviços que foram oferecidos. Produtos, tais como: livros, cds, dvds, quadros, roupas, calçados, acessórios, tudo em bom estado, além de prestação de serviços como massagem e reike. Não se permite bebidas alcoólicas e cigarros.
É uma oportunidade de criar uma cultura de consumo consciente na comunidade, trazendo para o indivíduo a noção das conseqüências do seu consumo no âmbito social, ambiental e econômico.Podemos entender as feiras de trocas como um espaço de socialização, humanização, de vivencia comunitária, de organização da comunidade, de múltiplos aprendizados, de satisfação de necessidades pessoais e por que não de auto-conhecimento!
Essa feira foi um exercício pratico de desprendimento e quewbra de preconceitos, conhecendo uma alternativa às relações comerciais realizadas atualmente, além da “construção” dessas novas práticas, pois ao nos aventurarmos a fazer algo novo, aprendemos a fazer fazendo.
Além das trocas diretas, os participantes construíram redes de trocas para conseguir os produtos que tinham interesse em adquirir. Foi uma noite bastante agradável e alegre, pois pra ser sustentável tem que ser divertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário