quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

2011 é o Ano Internacional das Florestas

O ano de 2011 está sendo considerado pela ONU como o “Ano Internacional das Florestas”.
As florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Por serem tão importantes para o planeta e com o objetivo de alertar todo o mundo para a necessidade de conservá-las a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas, uma tentativa de que elas sejam mais preservadas e valorizadas.
A idéia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta , mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles, a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais, o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana.
O Brasil, possuidor de grande parte de florestas do mundo, conta com biomas como: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, sendo a Amazônia o de maior extensão, com 49,29% do território brasileiro. (dados do Mapa Biomas do Brasil, IBGE, 2004)
As florestas estão sendo destruídas a uma taxa alarmante para dar lugar a pastagens, plantações, mineração e expansão de áreas urbanas. Com isso estamos destruindo nossa própria capacidade de sobreviver, pois além dos serviços vitais para os humanos, as florestas têm potencial econômico, de prevenção de erosão e, ainda, de absorção do carbono, gás que contribui para o aquecimento global.
Para o fornecimento de água, elas também são essenciais. Cerca de três quartos da água doce acessível do mundo vêm de vertentes florestais. Além disso, dois terços de todas as maiores cidades de países em desenvolvimento dependem de uma floresta em sua proximidade para o suprimento de água limpa. Ainda chamamos a atenção para a contribuição das florestas para a estabilização do clima.
A representação de 2011 como o Ano Internacional das Florestas coloca no foco da discussão de todo o mundo, desde os cidadãos, a mídia, até os agentes de políticas públicas para proteger as florestas, ou fazendo-se cumprir as legislações, ou criando novos instrumentos assumindo uma responsabilidade que é de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário